A Saúde Do Atleta

A Saúde Do Atleta

https://tse4.mm.bing.net/th?id=OIP.fGSFwlCmjQ3HVNrRAblbLgHaHU&pid=Api Os atletas vivem no limite. São constantemente postas à prova as suas capacidades físicas e tolerância ao esforço. Estes buscam sempre ser os melhores, os mais fortes, os mais rápidos, os que saltam mais alto, etc. Esta procura por melhoria constante leva a que seja necessária uma enorme atenção à sua saúde. Desde a sua saúde músculo-esquelética, como se encontra o seu sistema corporal a funcional e se a sua capacidade física está na melhor forma; a saúde nutricional, se se encontram a comer o necessário e de forma saudável; a saúde geral: o sono, a recuperação, as doenças que possam existir; por fim, uma área cada vez mais relevante, a saúde mental: como se encontra o atleta mentalmente: cansado? Com stress? Demasiado nervoso ou ansioso? Desmotivado? Todos estes fatores têm uma influencia gigante na performance do atleta e no seu desenvolvimento competitivo, pelo que devem ser constantemente avaliadas e corrigidas se necessário.

A nível músculo-esquelético perceber se existe alguma lesão muscular, articular, ligamentar presente e que necessite de ser tratada ou controlada. Daí a necessidade da presença de um fisioterapeuta para avaliação do atleta e trabalho constante na potenciação da condição física.

No que toca à nutrição, o nutricionista deve estar presente para avaliar todo o plano alimentar do atleta e sua constituição física e fazer alterações onde necessário com a visão de melhoria da sua capacidade através da presença de maior nutrientes e vitaminas, assim como energia para os treinos e competição.

O médico é também alguém muito presente na vida do atleta para avaliação geral do seu estado de saúde e controlo de comorbilidades que possam surgir com a prática, tal como o controlo da sua saúde cardiovascular que se sabe ser muito importante na vida do atleta.

Image Nas questões motivacionais e de exigência mental surge um outro profissional de saúde, o psicólogo, que funcionará, tal como todos em conjunto numa equipa multidisciplinar, para perceber aquilo que perturba o atleta, o que pode ser mudado no seu mindset e potenciado para uma melhor performance.

Por mim, é de realçar também a presença do treinado e preparador físico para potenciar as qualidades físicas do atleta no sentido de o tornar melhor na sua modalidade, desenvolvendo as suas caraterísticas especificas.

Como vemos a saúde no atleta engloba diferentes aspetos da vida do mesmo e do seu corpo, pelo que, um acompanhamento multidisciplinar se mostra o melhor para a manutenção da sua vida desportiva a longo prazo.

Written byBruno Araújo

January 10, 2021

You May Also Like…

How does IPTV work?

How does IPTV work?

How does IPTV work? so you want to know that, How does IPTV work? With traditional TV, programs are broadcast by...

Artificial Intelligence

Artificial Intelligence

How is Artificial Intelligence Changing the Video-on-Demand (VoD) Business? Artificial Intelligence, commonly known as...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *